Cidades Eficientes

Apoio aos governos municipais para promoção de ações visando a redução de gases de efeito estufa.

Quem SomosContato

Para quem se destina?

O Projeto Cidades Eficientes destina-se aos MUNICÍPIOS INTERESSADOS em receber assessoria técnica para promover ações efetivas de eficiência energética em suas edificações e sistemas, mas também àqueles dispostos a dar os primeiros passos no enfrentamento das mudanças climáticas associadas às emissões de gases de efeito estufa.

São IMPACTOS ESPERADOS:

  • organização das contas públicas;
  • eficiência no uso dos recursos públicos;
  • visibilidade ao tema de eficiência energética nas edificações;
  • capacitação técnica dos agentes públicos;
  • capacitação do poder público municipal para a identificação de oportunidades e para torná-lo apto a aderir a processos de financiamento voltados a medidas de eficiência e de mitigação de consumos e emissões;
  • Embasamento para formulação de políticas públicas de clima a nível municipal, fundamentada em ganhos efetivos;
  • Concretização e perenidade na aplicação de estratégias de gestão e das medidas de eficiência energética nas prefeituras.

Workshop Eficiência Energética para municípios

Próxima turma: aguarde notícias…

PÚBLICO ALVO:

TÉCNICOS DO PODER PÚBLICO que tenham interesse em implementar ações de eficiência energética nas edificações dos seus municípios e que estejam comprometidos com as atividades propostas.

ADESÃO AO PROGRAMA: pelo e-mail cidadeseficientes@cbcs.org.br, informando seu interesse.

OBJETIVOS DOS WORKSHOPS:

*organização das contas públicas e eficiência no uso dos recursos públicos;

*capacitação do poder público na identificação de oportunidades de eficiência energética e de redução das emissões de gases de efeito estufa associadas;

*capacitação técnica dos agentes públicos;

*embasamento para formulação de políticas públicas relacionadas ao tema de eficiência energética a nível municipal fundamentadas em ganhos efetivos;

*concretização e perenidade na aplicação das estratégias de gestão de consumo de energia e água e na adoção de medidas de eficiência energética nos edifícios públicos municipais.

Projeto Cidades Eficientes

Respondendo à demanda crescente do setor público para aumentar sua eficiência de recursos, foi proposto o Projeto Cidades Eficientes que conta com a execução do CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável – e o financiamento do Instituto Clima e Sociedade, ICS, em todas as suas quatro fases.

A PRIMEIRA FASE aconteceu em 2018 com o objetivo de trabalhar com governos municipais na promoção e apoio de ações estruturantes, visando a redução de emissões de gases de efeito estufa nos edifícios a longo prazo, através de eficiência energética, uso racional de água, geração distribuída e mobilidade urbana.

As atividades desencadeadas permitiram a aproximação do CBCS com os municípios em torno do tema prático de análise e gestão do consumo energético dos edifícios públicos e o potencial de economia. O resultado revelou a possibilidade de influência entre os municípios e de ampliação da escala das edificações públicas para a escala das cidades, o que remete à importância da existência de políticas públicas voltadas à eficiência energética e às mudanças climáticas.

Na SEGUNDA FASE do projeto (2019-2021), o objetivo principal foi a estruturação de elementos de governança e políticas públicas nas cidades, capazes de viabilizar e dar caráter permanente às medidas para eficiência energética de edificações e sistemas, ampliação e diversidade na oferta de energia, redução nas emissões de gases de efeito estufa e a resiliência frente às mudanças climáticas. As ações foram realizadas em Florianópolis, em parceria com a Prefeitura Municipal.

Na TERCEIRA FASE, a equipe do projeto, em conjunto com a EGEM (Escola de Gestão Pública Municipal), realizou uma SÉRIE  DE WORKSHOPS SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA GESTORES E SERVIDORES PÚBLICOS DOS MUNICÍPIOS DE SANTA CATARINA durante o segundo semestre de 2021. O seu objetivo foi começar um movimento de expansão do agora denominado PROGRAMA Cidades Eficientes.

Os municípios inscritos para a versão piloto e que concluíram as atividades, realizada no segundo semestre de 2021, foram: Balneário Camboriú, Concórdia, Itá e Zortéa.

Na QUARTA FASE, do projeto (2022), tem por objetivo a estruturação de elementos de governança e políticas públicas nas cidades, capazes de viabilizar e dar caráter permanente às medidas para eficiência energética de edificações e sistemas, ampliação e diversidade na oferta de energia, redução nas emissões de gases de efeito estufa e a resiliência frente às mudanças climáticas. As ações estão sendo realizadas no Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura Municipal.

Na QUINTA FASE (2024), o Cidades Eficientes está trabalhando para escalar nacionalmente estratégias para a governança na gestão do consumo de energia, água e gás pelas edificações públicas municipais, dar continuidade nas medidas iniciadas nas prefeituras de Florianópolis e do Rio de Janeiro, promover requisitos para compras de baixo carbono em edificações públicas, além de divulgar amplamente os resultados alcançados na promoção da eficiência energética e conservação da água nas edificações.

Municípios que participaram do Programa Cidades Eficientes:

Receberam assessoria:

Participaram de Workshops:

  • Municípios Catarinenses (10/2021 a 12/2021): Balneário Camboriú, Concórdia, Itá e Zortéa.
  • Mais Eficiência, Menos Consumo (2024): Salvador (BA), Rio do Sul (SC), Palmas (TO), Teresina (PI) e Fortaleza (CE)

Fique por dentro

Para manter-se atualizado sobre o Projeto, acompanhe as NOTÍCIAS

CBCS apresenta Programa Cidades Eficientes no 1º Encontro Cidades Verdes Resilientes

Clarice Degani, diretora executiva do CBCS, apresenta o programa no painel “Da gestão local à Política Federal: caminhos para as construções eficientes e a resiliência urbana”.

Cidades Eficientes: “Quando a prefeitura assume o protagonismo, ela também move o setor privado e os cidadãos”

“Não temos uma receita única. O importante é que cada prefeitura tome a decisão de iniciar o processo de evolução – que passa pela transição energética, pela inovação tecnológica, pela descarbonização, pela adaptação…

Em evento híbrido, CBCS apresenta resultados da quinta fase do Programa Cidades Eficientes

No próximo dia 19 de fevereiro, das 9h30 às 11h30, o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) realizará o evento de encerramento da Fase V do Programa Cidades Eficientes. Na programação está a apresentação dos resultados…

Rio de Janeiro comemora avanços com ações do Programa Cidades Eficientes

O Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) apresentou os resultados das ações realizadas em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro em 2024, na quinta fase do Programa Cidades Eficientes. Gestão, Capacitação e Políticas…

CBCS apresenta diagnóstico dos consumos de energia e água em escolas municipais de Florianópolis

O Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) apresentou, no final de janeiro, o diagnóstico dos consumos de energia e de água em escolas municipais de Florianópolis para a Secretaria Municipal de Educação (SME). A iniciativa…

Programa Cidades Eficientes: Palmas, Rio do Sul e Teresina conquistam plataforma de gestão de consumo de energia e água

Mais eficiência na gestão, menos consumo de água e de energia, mais consciência ambiental e mais economia aos cofres públicos. Com esse propósito, prefeituras de três cidades brasileiras implementaram, em 2024, a plataforma digital de…

Eleições 2024: CBCS lança carta aos candidatos com propostas para cidades mais eficientes e sustentáveis

O Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) apresenta aos candidatos aos cargos de prefeito e de vereador das cidades brasileiras propostas para a criação de cidades mais sustentáveis e eficientes. As recomendações abordam…

Prefeituras brasileiras implementam plataforma digital para gestão do consumo de energia e água nas edificações municipais

Prefeituras de cinco cidades brasileiras participam do workshop MAIS EFICIÊNCIA, MENOS CONSUMO oferecido gratuitamente pelo Programa Cidades Eficientes – uma iniciativa do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) com apoio…

Município atendido pelo Programa Cidades Eficientes, Florianópolis é destaque em premiação internacional

Município atendido pelo Programa Cidades Eficientes do CBCS, Florianópolis ganhou destaque em prêmio importante da América Latina voltado para o incentivo de iniciativas de cidades inteligentes. O projeto Floripa Cidade Eficiente ficou…

Entre em Contato

Para receber mais informações sobre o projeto, escreva para cidadeseficientes@cbcs.org.br

Equipe 2024

Coordenação Executiva CBCS: Eng. Dra. Clarice Degani
Coordenação CT Energia CBCS: Prof. Dr. Roberto Lamberts
Coordenadora Técnica: Arq. Dra. María Andrea Triana
Executiva Técnica: Adm. Púb. MSc. Carolina Griggs
Pesquisadora: Arq. MSc. Giselle Lyra
Pesquisadora: Arq. MSc. Thalita Maciel

Equipe 2022/2023

Coordenação Executiva CBCS: Eng. Dra. Clarice Degani
Coordenação CT Energia CBCS: Prof. Dr. Roberto Lamberts
Coordenadora Técnica: Arq. Dra. María Andrea Triana
Executiva Técnica: Adm. Púb. MSc. Carolina Griggs
Pesquisadora: Arq. MSc. Liége Garlet
Pesquisadora: Arq. MSc. Giselle Lyra
Pesquisador Jr:  Arq. Esp. Alexandre Effori de Mello

Equipe 2021

Coordenação Executiva CBCS: Eng. Dra. Clarice Degani
Coordenação CT Energia CBCS: Prof. Dr. Roberto Lamberts
Secretaria Executiva CBCS: Arq. Viviane Yoshino
Coordenadora Técnica: Arq. Dra. María Andrea Triana
Executiva Técnica: Adm. Púb. MSc. Carolina Griggs
Pesquisador: Eng. MSc. Matheus Geraldi
Pesquisadora: Arq. MSc. Liége Garlet
EGEM: Dionei Walter da Silva e Piter Santana

Equipe 2019/2020

Coordenação Executiva CBCS: Eng. Dra. Clarice Degani
Coordenação CT Energia CBCS: Prof. Dr. Roberto Lamberts
Secretaria Executiva CBCS: Arq. Viviane Yoshino
Coordenadora Técnica: Arq. Dra. María Andrea Triana
Executiva Técnica: Adm. Púb. MSc. Carolina Griggs
Pesquisador: Eng. MSc. Matheus Geraldi
Prefeitura Municipal de Florianópolis: Piter Santana e Cibele Lorenzi

Equipe 2018

Eng. Dra. Clarice Degani
Prof. Dr. Roberto Lamberts
Eng. Edward Borgstein
Arq. Dra. María Andrea Triana
Eng. Alexandre Schinazi
Adm. Púb. MSc. Carolina Griggs
Eng. Isabela Issa
Arq. Rosane Fukuoka