Nos dias 27 e 28 de março, Brasília (DF) recebe o 1º Encontro Cidades Verdes Resilientes, um evento estratégico para mobilizar prefeitos eleitos (2025-2028) em prol da adaptação e resiliência climática. A iniciativa é do Programa Cidades Verdes Resilientes com apoio do C40 Cities e do Global Covenant of Mayors for Climate & Energy.
No dia 28, Clarice Degani, diretora executiva do CBCS, e a arquiteta Cibele Assmann, gerente de Inovação da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis, participam do painel “Da gestão local à Política Federal: caminhos para as construções eficientes e a resiliência urbana”.
No painel, serão apresentados os principais componentes do Programa Cidades Eficientes, realizado pelo CBCS, com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e a sua implementação pela Prefeitura de Florianópolis, iniciada desde a fase piloto do Programa em 2018.
Ao longo de diferentes fases do programa, o CBCS realizou diversas ações nos eixos Gestão, Capacitação e Políticas Públicas em parceria com a Prefeitura de Florianópolis. Entre elas, estiveram a implementação da Plataforma de Gestão de Consumo e Custo de Energia e Água dos prédios públicos; as proposições de um Código de Energia para edificações da cidade, de um Manual de Compras Públicas Eficientes e de um decreto para gestão e boas práticas dos edifícios públicos; e a realização do Diagnóstico Energético em oito escolas e de Gincanas Energéticas em prédios administrativos.
O Programa Cidades Verdes Resilientes é coordenado pelo MMA, implementado em conjunto com o Ministério das Cidades (MCid) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e apoiado pelo Projeto ANDUS. A iniciativa tem como objetivo principal fortalecer políticas públicas voltadas à adaptação e à resiliência climática, promovendo uma articulação integrada entre os governos federal, estaduais e municipais. Mais informações: redus.org.br