Rio de Janeiro – RJ

Resultados do Programa Cidades Eficientes na Cidade do Rio de Janeiro

O Programa Cidades Eficientes em cooperação com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro desenvolveu trabalhos para implementar ações nas áreas de:

1) gestão do consumo de energia e de água dos edifícios municipais, implementando:

  • uma plataforma para gerenciamento dos dados de energia e água de edifícios públicos municipais, de fácil visualização e acompanhamento direto pela equipe da prefeitura;

2) capacitação do corpo técnico da PCRJ em eficiência energética nas edificações, por meio de:

  • duas capacitações em eficiência energética, uma delas de forma lúdica (gincana energética em escola e edifício administrativo) e a outra em forma de pesquisa-diagnóstico (sobre eficiência energética e uso de água) do estoque da tipologia escolar na cidade;

3) elaboração de políticas públicas em eficiência energética para os edifícios públicos municipais, propondo:

  • recomendações para a atualização do catálogo de compras da PCRJ, considerando compras eficientes no uso de energia e água para os edifícios públicos. 

As atividades foram desenvolvidas pela equipe do CBCS, em conjunto com os funcionários da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e contou também com o apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por meio do grupo de Pesquisas em Sustentabilidade. Os trabalhos realizados em equipe, proporcionaram a oportunidade para que a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro avançasse na gestão de eficiência energética e água na cidade.

Os resultados do projeto são apresentados nas três áreas desenvolvidas, assim como seu resumo, podendo serem acessados nos links abaixo:

Gestão de dados de consumo

Capacitação em Eficiência Energética

Elaboração de Políticas Públicas

Resumo do Projeto

Atualmente a equipe do CBCS está realizando, junto à equipe da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, o acompanhamento da implementação da plataforma para gerenciamento de dados de energia e água de edifícios públicos municipais.

Evento Final

No dia 28 de março de 2023, o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ) apresentaram os resultados da 4ª fase do Programa Cidades Eficientes, realizada durante o período de 2022 a 2023, nessa cidade.

O evento aconteceu no Museu Histórico Nacional e foi transmitido pelo Youtube no canal do CBCS Construção Sustentável, podendo ser conferido, clicando no vídeo a seguir.

A conversa com o prefeito também abordou a nova fase do programa Cidades Eficientes na cidade, com o apoio do iCS, para continuidade no acompanhamento da utilização da plataforma para gestão de consumo das edificações implementada.

Capacitação em Compras Públicas Eficientes

No dia 6 de junho de 2023, realizou-se de forma online, a Capacitação em Compras Públicas Eficientes.

Foram apresentadas as recomendações para a atualização do catálogo de compras públicas da PCRJ, incorporando requisitos de eficiência energética e conservação da água em sua política de compras, uma vez que as estratégias propostas envolvem justamente a substituição de elementos dos sistemas presentes.

Resultados das Gincanas Energéticas e Resultados da Pesquisa Diagnóstico dos Consumos de Energia e Água nas Escolas Municipais da Cidade do Rio de Janeiro

No dia 7 de março de 2023, realizou-se de forma online, a apresentação dos resultados das Gincanas realizadas na Escola Rivadavia Correa e no Edifício do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA).

Foram apresentados diagnósticos dos prédios envolvidos nas Gincanas e oportunidades de melhoria em eficiência energética e medidas de conservação de água.

Além disso, foram apresentados os resultados dos questionários enviados às Coordenadorias Regionais de Educação do Município do Rio de Janeiro. O demonstrativo elencou oportunidades para à Secretaria de Educação do Município trabalhar políticas públicas voltadas à Eficiência Energética e Conservação de Água nas Escolas, assim como o engajamento dos alunos dentro da temática, gerando sentimento de pertencimento ao local.

No ato, estiveram presentes representantes do CBCS e da Eletrobrás e pesquisadores da UFRJ que participaram das Gincanas, assim como professores, membros das CREs e funcionários administrativos da prefeitura.

Diagnóstico dos Consumos de Energia e Água em Escolas municipais da Cidade do Rio de Janeiro

Após a realização das Gincanas Energéticas em agosto de 2022, como parte do Programa Cidades Eficientes, sendo uma delas realizada na Escola Municipal Rivadavia Correa, foi detectada a oportunidade de aprofundar o entendimento da gestão e do desempenho das escolas públicas municipais na cidade do Rio de Janeiro.

Para isto, entre novembro e dezembro de 2022, uma pesquisa-diagnóstico foi realizada, abordando aspectos de uso e gestão do consumo de energia elétrica e água nas suas escolas municipais. A partir dos resultados da pesquisa poderão ser elaboradas diretrizes e caminhos específicos para a atuação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro na busca por eficiência no uso dos recursos e sustentabilidade das escolas.

A boa operação e manutenção de edifícios escolares com medidas de baixo custo pode render grandes economias nas suas contas de energia e água. O formulário desenvolvido e aplicado pelo CBCS em cooperação com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – PCRJ e com apoio do Instituto Clima e Sociedade – iCS, foi uma oportunidade para descobrir estas oportunidades. Além de reduzir custos, boas estratégias de manutenção e operação das edificações são importantes para garantir conforto e desempenho de professores e alunos.

Como parte da metodologia, foram encaminhadas perguntas por meio de um formulário online que abordou sete seções, entre elas: características gerais dos ambientes da escola, a iluminação dos ambientes, operação de equipamentos para aquecimento, ventilação e ar condicionado assim como de eletrodomésticos, além de informações sobre operação de pontos de consumo de água e forma de acompanhamento do consumo de energia e água. Com o apoio das CREs da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, houve uma altíssima adesão e retorno dos questionários, em que participaram 1.137 escolas das mais de 1500 que receberam formulários, ou seja, uma taxa de resposta de 71%.

A partir das respostas estão sendo elaboradas diretrizes para manutenção e operação das escolas, no âmbito da redução do consumo de energia e água. Os resultados serão apresentados em breve, em evento a ser realizado em fevereiro.

Gincanas Energéticas

Nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 2022 aconteceram duas Gincanas Energéticas como parte das ações previstas do Programa Cidades Eficientes na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. A Gincana Energética promovida pela equipe do CBCS, tem por base a metodologia do Energy Treasure Hunt do Energy Star dos Estados Unidos e já foi implementada no trabalho do Programa em Florianópolis com muito sucesso. Propôs-se uma capacitação interativa e a busca por oportunidades para aplicação de estratégias que gerem altos benefícios com baixo custo para as edificações. A atividade envolve funcionários da prefeitura, a equipe do CBCS e especialistas convidados de algumas universidades locais. As gincanas serão realizadas em uma escola e um edifício administrativo municipais.

As atividades junto à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro se estendem até o final do ano, com divulgação nos diversos canais do projeto Cidades Eficientes e do CBCS.

Capacitação em “Eficiência Energética nas Edificações Públicas”

No dia 12 de julho foi realizada uma reunião de acompanhamento dos avanços do Programa e capacitação em “Eficiência Energética nas Edificações Públicas” para o Grupo de Trabalho da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Foram abordados temas relacionados à gestão de consumo e custo, benchmarking, desempenho de edificações, normativas e certificações, compras públicas eficientes e a importância do uso e operação dos usuários nas edificações. A capacitação contou com a participação de 18 funcionários representantes de diversos órgãos e secretarias da prefeitura, além da Equipe do CBCS.

Preparação para as Gincanas Energéticas

Uma das atividades realizadas pelo Programa são as Gincanas Energéticas em edifícios públicos municipais. Em preparação para essas Gincanas, foi realizada no dia 08 de julho, uma reunião com a equipe da prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e pesquisadores das universidades UFRJ e UVA, convidados para participar das atividades. Foi abordada a metodologia proposta e os resultados das Gincanas realizadas em Florianópolis.

O ato teve a participação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, representada por Pedro Rolim, gerente de Sustentabilidade e Resiliência do Escritório de Planejamento da Subsecretaria de Planejamento, Walter Passos, Sandra Mendes Moreira e Elizabeth de Lima Gil Vierira da Secretaria Municipal de Educação – PCRJ) e das pesquisadoras Prof. Sylvia Rola (UFRJ), Katia Fugazza (UFRJ), Juliana Grimberg (UVA). Além Equipe do CBCS no âmbito do Projeto Cidades Eficientes, Clarice Degani, María Andrea Triana, Carolina Griggs, Liége Garlet, Giselle Lyra e Alexandre Effori de Mello.

Reunião de Abertura do Programa Cidades Eficientes: Rio de Janeiro

O CBCS realizou no dia 5 de maio, a Reunião de Abertura do Programa Cidades Eficientes na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

O cronograma das atividades previstas para acontecerem na Cidade Maravilhosa foi apresentado nesta reunião, que contou com a participação dos diversos órgãos do município, do iCS, da academia – representada por professores da UFRJ, UFSC e USP, além da equipe do CBCS e de seus Presidentes, atual e eleito, senhores Olavo Kucker Arantes e Vahan Agopyan. Ressaltamos ainda a participação da Prefeitura de Florianópolis, representada pelas senhoras Cibele Assmann, diretora de Planos e Análises Territoriais, e Ivanna Carla Tomasi, gerente de Licenciamento de Obras, compartilhando as suas experiências com o Programa.

Daniel Mancebo, coordenador geral do Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, e Pedro Rolim, gerente de Sustentabilidade e Resiliência do Escritório de Planejamento da Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados, lideram a equipe da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.