Sobre

PROJETO

Cidades Eficientes

Respondendo à demanda crescente do setor público para aumentar sua eficiência de recursos, foi proposto o Projeto Cidades Eficientes que conta com a execução do CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável – e o financiamento do Instituto Clima e Sociedade (iCS) em todas as suas fases.

Municípios que participaram do Programa Cidades Eficientes

Receberam assessoria:

 

Participaram de Workshops:

  • Municípios Catarinenses (10/2021 a 12/2021): Balneário Camboriú, Concórdia, Itá e Zortéa.
  • Mais Eficiência, Menos Consumo (2024): Salvador (BA), Rio do Sul (SC), Palmas (TO), Teresina (PI) e Fortaleza (CE)
Clique para ampliar

Primeira Fase (2018)

A PRIMEIRA FASE aconteceu em 2018 com o objetivo de trabalhar com governos municipais na promoção e apoio de ações estruturantes, visando a redução de emissões de gases de efeito estufa nos edifícios a longo prazo, através de eficiência energética, uso racional de água, geração distribuída e mobilidade urbana.

As atividades desencadeadas permitiram a aproximação do CBCS com os municípios em torno do tema prático de análise e gestão do consumo energético dos edifícios públicos e o potencial de economia. O resultado revelou a possibilidade de influência entre os municípios e de ampliação da escala das edificações públicas para a escala das cidades, o que remete à importância da existência de políticas públicas voltadas à eficiência energética e às mudanças climáticas.

Segunda Fase (2019-2021)

O objetivo principal foi a estruturação de elementos de governança e políticas públicas nas cidades, capazes de viabilizar e dar caráter permanente às medidas para eficiência energética de edificações e sistemas, ampliação e diversidade na oferta de energia, redução nas emissões de gases de efeito estufa e a resiliência frente às mudanças climáticas. As ações foram realizadas em Florianópolis, em parceria com a Prefeitura Municipal.

Terceira Fase (2021)

A equipe do projeto, em conjunto com a EGEM (Escola de Gestão Pública Municipal), realizou uma SÉRIE DE WORKSHOPS SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA GESTORES E SERVIDORES PÚBLICOS DOS MUNICÍPIOS DE SANTA CATARINA durante o segundo semestre de 2021. O seu objetivo foi começar um movimento de expansão do agora denominado PROGRAMA Cidades Eficientes.

Os municípios inscritos para a versão piloto e que concluíram as atividades, realizada no segundo semestre de 2021, foram: Balneário Camboriú, Concórdia, Itá e Zortéa.

Quarta Fase (2022)

Teve por objetivo a estruturação de elementos de governança e políticas públicas nas cidades, capazes de viabilizar e dar caráter permanente às medidas para eficiência energética de edificações e sistemas, ampliação e diversidade na oferta de energia, redução nas emissões de gases de efeito estufa e a resiliência frente às mudanças climáticas.

As ações foram realizadas no Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura Municipal.

Quinta Fase (2024)

Na QUINTA FASE (2024), o Cidades Eficientes está trabalhando para escalar nacionalmente estratégias para a governança na gestão do consumo de energia, água e gás pelas edificações públicas municipais, dar continuidade nas medidas iniciadas nas prefeituras de Florianópolis e do Rio de Janeiro, promover requisitos para compras de baixo carbono em edificações públicas, além de divulgar amplamente os resultados alcançados na promoção da eficiência energética e conservação da água nas edificações.