NOTÍCIAS

Programa Cidades Eficientes do CBCS apresenta oportunidades de eficiência energética em escolas públicas municipais no ENCAC/ELACAC 2025

“Metodologias para identificar oportunidades de eficiência energética em escolas públicas municipais: Resultados do Programa Cidades Eficientes em quatro capitais brasileiras”. Este é o título do artigo apresentado pela arquiteta Maria Andrea Triana, conselheira do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) no XVIII Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído (ENCAC)/ XIV Encontro Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído (ELACAC), realizado de 1 a 4 de setembro no campus São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).

O estudo reúne metodologias aplicadas pelo Programa Cidades Eficientes, desenvolvido pelo CBCS com recursos do Instituto Clima e Sociedade, para apoiar estratégias de redução do consumo energético em escolas públicas municipais das cidades do Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Palmas (TO) e Teresina (PI). Foram utilizadas duas abordagens principais: a gincana energética, que alia capacitação e interação entre alunos e usuários das edificações, e a pesquisa nas escolas, que realiza um diagnóstico abrangente dos consumos de energia em todo o estoque escolar do município.

Ambas as metodologias identificaram oportunidades de eficiência energética relacionadas a iluminação, climatização, ventilação, equipamentos e geração de energia solar, oferecendo aos municípios diretrizes para priorizar investimentos. Os resultados também apontaram que medidas de baixo custo podem ter retorno financeiro em até três anos ou menos, com benefícios significativos para a gestão pública.

De acordo com o CBCS, os resultados da execução do Programa evidenciam um amplo potencial para incorporação de estratégias de eficiência energética na tipologia escolar, além de fornecerem estratégias tanto para a gestão individual de cada escola quanto para o planejamento de políticas públicas em maior escala. Os achados podem inspirar outros municípios e servir como base para programas nacionais voltados à eficiência energética em edificações públicas de todas as tipologias.

O estudo é assinado pela equipe do programa Cidades Eficientes do CBCS: Dra. Maria Andrea Triana,  MPA Carolina Griggs, Dra. Clarice Degani, MSc Giselle Lyra, MSc Juliana Sangoy e pelo PhD do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações Roberto Lamberts. 

 

Sobre o ENCAC e o ELACAC

O XVIII ENCAC e o XIV ELACAC foram promovidos pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP), pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design (FAU-USP) da Universidade de São Paulo e pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Realizado a cada dois anos pelo grupo de Conforto da  ANTAC – Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construídos, o encontro reúne docentes, pesquisadores, estudantes, construtores, projetistas, consultores, gestores públicos e profissionais ligados às áreas de construção civil, arquitetura e habitação. O fórum tem como objetivo promover a consciência e a responsabilidade ecológica no desenho urbano e na arquitetura, estimulando a aplicação de estratégias inovadoras em conforto ambiental, eficiência energética, acústica e iluminação.