Ações Propostas
nos Municípios

Para a escolha das três cidades projetos piloto, foram considerados os seguintes critérios de seleção:

Experiências com programas anteriores relacionados a eficiência energética e hídrica de edifícios, mobilidade urbana e geração distribuída;

Existência de equipe capacitada, mobilizada e disponível para implementar os projetos piloto;

Genuíno interesse e vontade política de implementar políticas de estado para a eficiência energética e hídrica de edifícios, mobilidade urbana e geração distribuída;

Autorização para publicação de dados e resultados do projeto.

Os acordos de cooperação com os municípios piloto, estabelecem compromissos de participar ativamente do projeto, garantindo disponibilidade de equipe e publicação de resultados e monitoramento de forma aberta, sendo feita em troca a assessoria técnica por parte da equipe do projeto Cidades Eficientes.

Entre as atividades que estão sendo desenvolvidas com os municípios selecionados como projeto piloto encontram-se:

Assessoria técnica por meio de projetos de eficiência energética, uso racional de água, mobilidade urbana e geração distribuída.

Capacitação sobre eficiência energética, uso racional de água e geração distribuída.

Apoio na implementação de políticas públicas e medidas de redução de consumo.

Divulgação de estudos estratégicos e avaliações dos benefícios dos programas.

Os municípios participantes como projeto piloto se comprometeram a permitir o compartilhamento dos resultados publicados no website do projeto.

Todos os municípios cadastrados em todas as fases do estudo estão recebendo  informações e notícias do projeto. Da mesma forma, o website se propões ser um portal com informações e exemplos de ações de sustentabilidade que os municípios possam adotar.