Evento Final
No dia 28 de março, o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ) apresentaram os resultados da 4a fase do Programa Cidades Eficientes, realizada durante o período de 2022 a 2023, nessa cidade.
O evento aconteceu no Museu Histórico Nacional e foi transmitido pelo Youtube no canal do CBCS Construção Sustentável, podendo ser conferido, clicando no Vídeo abaixo:
Resultados das Gincanas Energéticas e Resultados da Pesquisa Diagnóstico dos Consumos de Energia e água nas Escolas Municipais da Cidade do Rio de Janeiro
No dia 7 de março de 2023, realizou-se de forma online, a apresentação dos resultados das Gincanas realizadas na Escola Rivadavia Correa e no Edifício do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA).
Foram apresentados diagnósticos dos prédios envolvidos nas Gincanas e oportunidades de melhoria em eficiência energética e medidas de conservação de água.
Além disso, foram apresentados os resultados dos questionários enviados às Coordenadorias Regionais de Educação do Município do Rio de Janeiro. O demonstrativo elencou oportunidades para à Secretaria de Educação do Município trabalhar políticas públicas voltadas à Eficiência Energética e Conservação de Água nas Escolas, assim como o engajamento dos alunos dentro da temática, gerando sentimento de pertencimento ao local.
No ato, estiveram presentes representantes do CBCS e da Eletrobrás e pesquisadores da UFRJ que participaram das Gincanas, assim como professores, membros das CREs e funcionários administrativos da prefeitura.
Diagnóstico dos Consumos de Energia e Água em Escolas municipais da Cidade do Rio de Janeiro
Após a realização das Gincanas Energéticas em agosto de 2022, como parte do Programa Cidades Eficientes, sendo uma delas realizada na Escola Municipal Rivadavia Correa, foi detectada a oportunidade de aprofundar o entendimento da gestão e do desempenho das escolas públicas municipais na cidade do Rio de Janeiro.
Para isto, entre novembro e dezembro de 2022, uma pesquisa-diagnóstico foi realizada, abordando aspectos de uso e gestão do consumo de energia elétrica e água nas suas escolas municipais. A partir dos resultados da pesquisa poderão ser elaboradas diretrizes e caminhos específicos para a atuação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro na busca por eficiência no uso dos recursos e sustentabilidade das escolas.
A boa operação e manutenção de edifícios escolares com medidas de baixo custo pode render grandes economias nas suas contas de energia e água. O formulário desenvolvido e aplicado pelo CBCS em cooperação com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – PCRJ e com apoio do Instituto Clima e Sociedade – iCS, foi uma oportunidade para descobrir estas oportunidades. Além de reduzir custos, boas estratégias de manutenção e operação das edificações são importantes para garantir conforto e desempenho de professores e alunos.
Como parte da metodologia, foram encaminhadas perguntas por meio de um formulário online que abordou sete seções, entre elas: características gerais dos ambientes da escola, a iluminação dos ambientes, operação de equipamentos para aquecimento, ventilação e ar condicionado assim como de eletrodomésticos, além de informações sobre operação de pontos de consumo de água e forma de acompanhamento do consumo de energia e água. Com o apoio das CREs da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, houve uma altíssima adesão e retorno dos questionários, em que participaram 1.137 escolas das mais de 1500 que receberam formulários, ou seja, uma taxa de resposta de 71%.
A partir das respostas estão sendo elaboradas diretrizes para manutenção e operação das escolas, no âmbito da redução do consumo de energia e água. Os resultados serão apresentados em breve, em evento a ser realizado em fevereiro.
Reunião de Abertura do Programa Cidades Eficientes: Rio de Janeiro
O CBCS realizou no dia 5 de maio, a Reunião de Abertura do Programa Cidades Eficientes na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
O cronograma das atividades previstas para acontecerem na Cidade Maravilhosa foi apresentado nesta reunião, que contou com a participação dos diversos órgãos do município, do iCS, da academia – representada por professores da UFRJ, UFSC e USP, além da equipe do CBCS e de seus Presidentes, atual e eleito, senhores Olavo Kucker Arantes e Vahan Agopyan. Ressaltamos ainda a participação da Prefeitura de Florianópolis, representada pelas senhoras Cibele Assmann, diretora de Planos e Análises Territoriais, e Ivanna Carla Tomasi, gerente de Licenciamento de Obras, compartilhando as suas experiências com o Programa.
Daniel Mancebo, coordenador geral do Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, e Pedro Rolim, gerente de Sustentabilidade e Resiliência do Escritório de Planejamento da Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados, lideram a equipe da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
