Sorocaba

2018

Para a cidade de Sorocaba teve uma visita inicial onde foram discutidas em conjunto as ações mais relevantes e que estariam sendo mais efetivas para o município, dentro dos temas propostos pelo projeto. Igualmente foi realizada visita ao Paço Municipal.

Cada cidade teve uma equipe local liderada por um coordenador, a qual apoiou o trabalho realizado pela equipe do CBCS.

Foram consideradas as seguintes atividades para Sorocaba:

Elaboração de índices de desempenho entre as edificações, como forma de consolidação dos dados de consumo já levantados pela cidade.

Fornecimento de apoio técnico para análise do novo projeto proposto para as novas escolas, por conta do volume de projetos a serem construídos em curto prazo e potencial impacto dos mesmos, tanto em termos de redução de recursos quanto da capacidade de educação de novas gerações.

Com relação à mobilidade será abordado o tema de forma a obter-se maiores dados em relação ao deslocamento dos funcionários da prefeitura ao seu local de trabalho, o que poderá permitir à prefeitura a tomada de ações futuras.

Capacitação e treinamento aos gestores das edificações como forma de expandir o conhecimento entre os funcionários da prefeitura.

Fornecimento de diretrizes de boas práticas de gestão de água e energia, e recomendações ao município.

O mapeamento de consumos de energia e água nos prédios públicos permitiu estabelecer um comparativo interno entre as tipologias de edifícios e identificação de quais apresentavam maiores consumos. Uma planilha foi estruturada como ferramenta, contendo dados dos prédios municipais com consumos em torno de 1 a 2 anos. Veja os resultados de análises dos prédios públicos aqui clique aqui.

Na análise foram identificados alguns prédios para serem realizadas visitas para entender os desempenhos dos edifícios e verificar possibilidades de melhoria. Para Sorocaba foram selecionadas para visitas duas creches e um posto de saúde.

Um projeto de cada cidade considerado pela equipe do município como relevante por conta da sua possibilidade de replicação ou influência foi considerado para análise em maior profundidade. Para Sorocaba foi analisada a creche João de Barro. O relatório da análise desse prédio pode ser acessado clique aqui.

Uma pesquisa de mobilidade com os funcionários da prefeitura foi implementada em todas as cidades, com o intuito de entender o comportamento dos usuários e possibilidades de incentivo por parte da prefeitura para questões de mobilidade relacionadas em especial com possibilidade de caronas e incentivo ao uso da bicicleta. O levantamento tomou como base pesquisa desenvolvida pelo WRI Brasil. Em Sorocaba foram 287 participantes da pesquisa. O resultado final da pesquisa de mobilidade foi mostrado junto à capacitação dada aos gestores públicos.

Foi realizada também capacitação buscando a participação dos gestores públicos. A média de participação foi em torno de 25-30 pessoas por cidade. Na capacitação foram abordados diversos temas relacionados com a temática do projeto e incorporados no meio da capacitação os resultados obtidos com o trabalho com a cidades, de forma a passar um conhecimento mais aplicado.
A seguir podem ser obtidos, as apresentações da capacitação dada em Sorocaba.

1.Motivações Capacitação

2.Criação de Políticas Públicas Capacitação

3.Melhorias de EE e Financ Capacitação

4.Exemplo de aplicação de medidas Capacitação

5.Resultados Pesquisa Mobilidade

6.Geração Distribuída Capacitação

7.Conclusões e Discussão Capacitação

Finalmente foi entregue um Checklist – Guia de Ações, com as principais ações levantadas consideradas importantes, como síntese da assessoria e de forma a que seja complementar com as outras análises mais específicas que foram entregues.  Vejam o checklist a seguir.

Checklist – Guia de Ações para Sorocaba (Resumo)

Checklist – Guia de Ações_Sorocaba (estendido)

Equipe Prefeitura Sorocaba:

Coordenação: Eng. Sara Regina de Amorim