Município atendido pelo Programa Cidades Eficientes, Florianópolis é destaque em premiação internacional
Cidades Eficientes mobiliza alunos, professores e especialistas em Gincana Energética
CBCS debate estratégias para eficientização energética e conservação da água em edificações públicas
Eficiência energética e conservação da água nos edifícios públicos é tema de debate no Rio de Janeiro
Programa Cidades Eficientes oferece workshop gratuito para prefeituras brasileiras
Veja todos os Boletins Informativos:
Boletim Informativo 11 – 1o semestre 2022
Boletim Informativo 10 – 2o semestre 2021
Boletim Informativo 09 – 1o semestre 2021
Boletim Informativo 08 – 4o trimestre 2020
Boletim Informativo 07 – 3o trimestre 2020
Boletim Informativo 06 – 2o trimestre 2020
Boletim Informativo 05 – 1o trimestre 2020
Boletim Informativo 04 – 3o trimestre 2019
Boletim Informativo 03 – 3o trimestre 2018
Experiência com Código de Energia proposto para a Cidade de Florianópolis pelo Programa Cidades Eficientes compartilhada no evento internacional PLEA 2022 – em Santiago de Chile.
Em novembro de 2022 membros da equipe do Programa Cidades Eficientes do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável – CBCS, participaram do Congresso Internacional PLEA 2022 – “Sustainable Architecture and Urban Design Conference” apresentando parte do trabalho do Programa “Cidades Eficientes” na etapa realizada em parceria com a Prefeitura de Florianópolis – PMF.
Foi apresentada a proposta do “Código de energia para edificações”, resultado do trabalho desenvolvido pelas equipes de ambas as instituições durante o período de 2020 a 2021, que contou com financiamento do Instituto Clima e Sociedade e parceria do Laboratório de Eficiência Energética Edificações – LabEEE.
O código de energia foi proposto como uma normativa complementar ao código de obras da cidade, encaminhando as edificações para o cenário de energia zero e quase zero no horizonte de 2030, estudo inédito para municípios no Brasil.
Em Florianópolis, 82% do consumo de energia elétrica da cidade é devido às edificações residencial, comercial e de serviços, portanto ações nestes setores são fundamentais para reduzir as emissões de CO2 na cidade, onde o setor de edificações pode ter um papel protagonista.
O trabalho apresentado pela arquiteta Maria Andrea Triana, coordenadora técnica do Programa Cidades Eficientes do CBCS e pelo engenheiro Matheus Soares Geraldi, pesquisador do Programa na etapa realizada em Florianópolis, despertou muito interesse de pessoas no Brasil e fora do Brasil que estavam assistindo ao evento.
O código de energia proposto pode servir como diretriz para projetos mais eficientes na cidade e pode ser baixado no site do projeto Cidades Eficientes no link: http://cidadeseficientes.cbcs.org.br/?page_id=1289
Os trabalhos “Roadmap towards energy-efficient buildings at a city perspective” e “Assessment of the building stock performance to obtain requirements for energy codes” apresentados pela equipe do CBCS em parceria com a equipe do LabEEE durante o PLEA 2022 podem ser acessados em: http://cidadeseficientes.cbcs.org.br/?page_id=1427
WORKSHOP DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA MUNICÍPIOS CATARINENSES
gestão de consumo / capacitações / políticas públicas
***
PÚBLICO ALVO:
TÉCNICOS DO PODER PÚBLICO dos MUNICÍPIOS DE SANTA CATARINA que tenham interesse em implementar ações de eficiência energética em suas edificações e que estejam comprometidos com as atividades propostas.
ADESÃO AO PROGRAMA ATÉ 08/09/2021 PELO E-MAIL diretoria@egem.org.br , com cópia para cidadeseficientes@cbcs.org.br, informando:
MUNICÍPIO, NÚMERO ESTIMADO DE PARTICIPANTES E AS SECRETARIAS OU FUNÇÕES PARTICIPANTES.
CARGA HORÁRIA: 21,5 horas de atividades online em grupo com todos os municípios participantes e 48 horas exclusivas de suporte do CBCS a cada Município.
INVESTIMENTO: R$15.000,00 (quinze mil reais) por município.
*organização das contas públicas e eficiência no uso dos recursos públicos;
*capacitação do poder público na identificação de oportunidades de eficiência energética e de redução das emissões de gases de efeito estufa associadas;
*capacitação técnica dos agentes públicos;
*embasamento para formulação de políticas públicas relacionadas ao tema de eficiência energética a nível municipal fundamentadas em ganhos efetivos;
*concretização e perenidade na aplicação das estratégias de gestão de consumo de energia e água e na adoção de medidas de eficiência energética nos edifícios públicos municipais.
_____
.
Apresentação das ações empreendidas pelos municípios.
Proposição de um plano de ação para implementação de políticas públicas de eficiência energética para o Estado de Santa Catarina a partir da experiência adquirida.
*O cronograma pode vir a sofrer alguma alteração, neste caso, avisaremos com antecedência.
CBCS participará do Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility 2021!
Já fez a sua inscrição? O evento acontecerá em formato presencial, nos dias 1 e 2 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, seguindo todos os protocolos sanitários vigentes de prevenção à COVID-19 com vagas limitadas, também em formato digital, de 1 a 3 de setembro, para garantir a participação de todos.
Com atividades como fóruns, exposições de empresas focadas em fornecer soluções às cidades e rodadas de conexões e negócios, o Connected Smart Cities & Mobility reúne especialistas, entidades, empresas e governos com as melhores práticas para o desenvolvimento das cidades e da mobilidade urbana do Brasil.
O projeto Cidades Eficientes em sua próxima etapa, realizará uma série de workshops sobre eficiência energética para gestores e servidores públicos dos municípios de Santa Catarina durante o segundo semestre de 2021.
OBJETIVOS DOS WORKSHOPS:
Expandir o projeto Cidades Eficientes, desenvolvido pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável – CBCS em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e financiado pelo Instituto Clima e Sociedade, a outros municípios, impactando-os em termos de:
*organização das contas públicas e eficiência no uso dos recursos públicos;
*capacitação do poder público na identificação de oportunidades de eficiência energética e de redução das emissões de gases de efeito estufa associadas;
*capacitação técnica dos agentes públicos;
*embasamento para formulação de políticas públicas relacionadas ao tema de eficiência energética a nível municipal fundamentadas em ganhos efetivos;
*concretização e perenidade na aplicação das estratégias de gestão de consumo de energia e água e na adoção de medidas de eficiência energética nos edifícios públicos municipais.
O evento de lançamento será online e aberto a todos os interessados para apresentação do programa e instruções de como participar.
DATA: 18/08/21
HORÁRIO: 14h às 15h
Informações e Inscrições: http://egem.org.br/detalhe/?id=858
Este projeto é uma realização do CBCS em parceria com a EGEM e apoio do Instituto Clima e Sociedade – iCS.
No dia 02/07, foi apresentado o “Programa Floripa Cidade Eficiente: ações e resultados – Estruturação de elementos de governança e políticas públicas em eficiência energética”.
Realizado pelo CBCS, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e financiamento do Instituto Clima e Sociedade.
A gravação do evento está disponível no canal oficial do CBCS no Youtube aqui. (Aproveite e se inscreva!)
Caso tenha dúvidas sobre o projeto, envie um email para secretaria@cbcs.org.br
Gratuito;
Quantidade de vagas: 100;
Destinado exclusivamente aos funcionários de órgãos públicos da Região Sul;
16 horas
dias 6, 7, 8 e 9 de julho de 2021
das 9 às 13 hs
O Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) e a Prefeitura Municipal de Florianópolis convidam para a apresentação do “Programa Floripa Cidade Eficiente: ações e resultados – Estruturação de elementos de governança e políticas públicas em eficiência energética”.
O evento online será realizado no dia 02 de julho, das 14h às 15h30. A inscrição gratuita pode ser realizada por meio do link: https://forms.gle/6fxsaCir5vR2hMpSA
O evento marca o encerramento da segunda fase do Projeto Cidades Eficientes no município de Florianópolis, a qual está sendo desenvolvida desde novembro de 2019 e conta com financiamento do Instituto Clima e Sociedade (iCS).
A transmissão será pelo canal oficial do CBCS no Youtube. ASSISTA CLICANDO AQUI
PROGRAMAÇÃO
Mediadora: Eng. Dra. Clarice Degani, Coordenação Executiva CBCS
Abertura e boas – vindas
Olavo Kucker Arantes – Presidente CBCS
Gean Loureiro – Prefeito do município de Florianópolis
Topázio Silveira Neto – Vice-prefeito do município de Florianópolis
Kamyla Borges – Coordenadora da Iniciativa de Eficiência Energética do iCS
Apresentação
_Projeto Cidades Eficientes e Programa Floripa Cidade Eficiente
_Gestão: Implementação da Plataforma Integrada de Desempenho de Energia e Água para edifícios municipais
_Estratégias para envolvimento e capacitação
_Políticas públicas para as edificações do município
Participação:
CBCS – Projeto Cidades Eficientes:
Arq. Dra. María Andrea Triana. Coordenadora Técnica
Adm. Púb. MSc. Carolina Griggs. Executiva Técnica
Eng. MSc. Matheus Geraldi. Pesquisador
PMF – Programa Floripa Cidade Eficiente:
Arq. Cibele Assmann. Coordenadora Técnica
LabEEE – Laboratório de Eficiência Energética em Edificações:
Prof. Dra. Ana Paula Melo. Pesquisadora LabEEE
O Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) e a Prefeitura Municipal de Florianópolis convidam para a apresentação do “Programa Floripa Cidade Eficiente: ações e resultados – Estruturação de elementos de governança e políticas públicas em eficiência energética”, atividade do Projeto Cidades Eficientes, que conta com o financiamento do Instituto Clima e Socidades (iCS).
O evento online será realizado no dia 02 de julho, das 14h às 15h30.
Inscrições gratuitas no link: https://forms.gle/6fxsaCir5vR2hMpSA
O Projeto Cidades Eficientes do CBCS tem trabalhado no apoio à Prefeitura de Florianópolis para implantação do Programa Floripa Cidade Eficiente, o qual tem como objetivo contribuir para uma cidade mais sustentável. O projeto junto ao município se encontra na sua etapa final e previu apoio na elaboração de políticas públicas. Para isto, foi desenvolvido o documento “Requerimentos de Eficiência Energética como Política Pública para Edificações de Florianópolis”, cuja intenção é dar diretrizes construtivas às edificações do município de forma complementar à legislação local.
Estamos colocando o documento produzido à disposição para projetistas, associações e entidades de classe ligadas ao setor da construção civil que queiram contribuir com comentários ou sugestões. Caso queiram fazer parte dessa tarefa pioneira na legislação municipal sobre eficiência energética em edificações, pedimos que enviem suas considerações preferencialmente até o dia 07 de maio para cidadeseficientes@cbcs.org.br.
A reunião online será no dia 11 de maio das 16h às 18h e terá como pauta a troca de ideias sobre os possíveis ajustes necessários ao documento derivados das análises dos atores do setor. Já realizamos uma discussão inicial no final de 2020, mas não é necessário ter participado inicialmente para interagir nesta.
Se interessou? Para acessar o documento da versão em consulta, é necessário fazer inscrição na reunião online.
INSCREVA-SE: https://forms.gle/xrxWE7cmFCyCjR8B7
O projeto é desenvolvido pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável – CBCS junto à Prefeitura de Florianópolis, no âmbito do Projeto Cidades Eficientes – Programa Floripa Cidade Eficiente, com financiamento do Instituto Clima e Sociedade – iCS.
Horário: 16h30 às 18h
Reunião online.
Eng. Matheus Soares Geraldi (CBCS)
Eng. Veronica Martins Gnecco (UFSC)
Eng. Antonio Barzan Neto (UFSC)
Eng. Bárbara Augusta de Mafra Martins (UFSC)
Horário: 14h às 15h
Reunião onlineLink para inscrição: https://forms.gle/GAtYwkQn4MWs6tpX6
Inscreva-se e participe!
Conferência Greenbuilding Brasil 2020
O CBCS apresentará o projeto DEO (Desempenho Energético Operacional), que está sendo desenvolvido em convênio com a Eletrobras.
Palestrantes:
Ana Carolina Oliveira Veloso, Dra. (CBCS)
Anderson Letti (CBCS)
Elisete Cunha (Eletrobras)
A data e horário serão publicados em breve.
inscrições: greenbuildingbrasil.org.br
Realização: Green Building Council Brasil – GBC Brasil
No evento, também será apresentado o Projeto DEO (Desempenho Energético Operacional em Edificações), que está sendo realizado pelo CBCS em convênio com a Eletrobras.
Link do evento: https://eletrobras.webex.com/mw3300/mywebex/default.do?nomenu=true&siteurl=eletrobras&service=6&rnd=0.9378493226801822&main_url=https%3A%2F%2Feletrobras.webex.com%2Fec3300%2Feventcenter%2Fevent%2FeventAction.do%3FtheAction%3Ddetail%26%26%26EMK%3D4832534b0000000457027d7ae7f314300752c095b9716bad685af3f21501b8b0fe213d82dbdab2c4%26siteurl%3Deletrobras%26confViewID%3D173637644999234149%26encryptTicket%3DSDJTSwAAAAQjISnWGaB8XR_9qbGbXFLJVHfPAa2U3LINC79nwSIk_Q2%26
Ontem, 09/09, o CBCS participou do Connected Smart Cities no painel “CSC-Energia”, palco “Agenda 2030 e o planejamento energético nas cidades” juntamente a Oswaldo Sanchez Junior (IPT) e Sergio Jacobsen (Siemens Brasil).
Clarice Degani (coordenadora executiva CBCS) e Andrea Triana (coordenadora técnica projeto Cidades Eficientes) abordaram o tema “Benchmarks de consumo energético em edifícios públicos” apresentando os projetos “Cidades Eficientes” e “DEO – Desempenho Energético Operacional”.
Cidades Eficientes é um projeto com financiamento do Instituto Clima e Sociedade e em 2020 conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Florianópolis, no Programa Floripa Cidade Eficiente visando estabelecer ações de eficiência energética com caráter permanente nas edificações.
DEO é um projeto em convênio com a Eletrobras coordenado pelo prof. Roberto Lamberts (UFSC) e que neste ano está desenvolvendo benchmarks de consumo energético em 15 tipologias de edificações em uso.
Para saber mais sobre as atividades do CBCS, acesse: cbcs.org.br
27/08/2020 às 16h
Evento de lançamento da ABNT NBR ISO 37122:2020 “Cidades e comunidades sustentáveis – Indicadores para cidades inteligentes”, desenvolvido pelo CEE-268 coordenado por Alex Abiko e secretariado por Iara Negreiros com apoio do CBCS.
clique para ver as atividades do CT Urbano do CBCS
Acompanhe nossas redes durante os próximos dias para saber mais
No dia 11 de agosto de 2020, a equipe do projeto apresentou as atividades que está realizando para implementar essas ações nas edificações públicas de Florianópolis, através de parceria com a prefeitura do município no Programa Floripa Cidade Eficiente.
O material apresentado pode ser acessado aqui
A gravação do webinar está disponível no canal do Youtube do CBCS: https://www.youtube.com/watch?v=rqZPjLFhGSU
Também estão disponíveis os vídeos sobre a ferramenta de gestão de consumo desenvolvida pela equipe e sobre a Gincana Energética.
Na próxima terça-feira, acompanhe as atividades que o CBCS está realizando para implementar essas ações nas edificações públicas de Florianópolis, através de parceria com a prefeitura do município no Programa Floripa Cidade Eficiente.
O Projeto Cidades Eficientes é realizado pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), com financiamento do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e parceria da Prefeitura Municipal de Florianópolis (SC). Em 2018, contou também com a participação das prefeituras de Sorocaba (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE) e pretende expandir suas atividades em outros municípios do país.
ABERTURA:
Olavo Kucker Arantes (presidente CBCS)
Roberto Lamberts (coordenador CT Energia CBCS)
Kamyla Borges (Instituto Clima e Sociedade)
PARTICIPAÇÃO:
Equipe Cidades Eficientes CBCS:
María Andrea Triana (coordenadora técnica)
Carolina Griggs (executiva técnica)
Matheus Geraldi (pesquisador)
Equipe Prefeitura de Florianópolis:
Piterson Santana (coordenação institucional)
Cibele Assmann Lorenzi (coordenação técnica)
MEDIAÇÃO:
Clarice Degani (coordenadora executiva CBCS)
PROGRAMAÇÃO:
10h Início
- Apresentação CBCS
- Projeto Cidades Eficientes e Programa Floripa Cidade Eficiente
- Gestão de consumo e apresentação da ferramenta
- Ações de capacitação: Gincana energética – Metodologia e resultados
- Políticas públicas para eficiência energética
12h Encerramento
Dia 11/08, das 10h às 12h
A Prefeitura Municipal de Florianópolis divulgou um video sobre a Gincana Energética, realizada em março nos edíficios SMDU/IPUF/FLORAM e Aldo Beck. A atividade é baseada na metodologia da EnergyTreasureHunt e contou com a participação da equipe Cidades Eficientes, especialistas e servidores públicos ocupantes desses prédios.
Confira na página do CBCS no LinkedIn
(créditos do video: Prefeitura Municipal de Florianópolis)
Pesquisa Eventos Online CBCS
Prezadas e Prezados,
em breve, o CBCS irá apresentar conteúdos sobre sustentabilidade no setor da construção civil e gostaríamos de saber quais temas, formatos e horários seriam mais relevantes àqueles que nos acompanham.
Para isso, pedimos sua colaboração preenchendo um questionário rápido que ficará disponível até o dia 27/07: https://forms.gle/ejowHD49bzwcKkVz6
Caso conheça mais pessoas que possam se interessar, sinta-se à vontade para divulgar. O questionário é aberto a todos que tiverem o link.
Agradecemos sua participação e nos vemos em breve!
Prefeitura de Florianópolis recebe resultado da Gincana Energética
CBCS em entrevista ao InfraFM Talks
Publicada a ABNT NBR ISO 37.122:2020
“Cidades e Comunidades Sustentáveis – Indicadores para cidades inteligentes”
Webinar BID: lançamento do “Vamos construir verde?”
CBCS em reportagem do Procel Info
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DAS GINCANAS ENERGÉTICAS EM PRÉDIOS MUNICIPAIS
Programa:
- apresentação dos resultados das gincanas de eficiência energética realizadas nos edifícios do IPUF/ FLORAM/ SMDU e Aldo Beck, da Prefeitura Municipal de Florianópolis
EVENTO “CAPACITAÇÃO EM AUDITORIA ENERGÉTICA”
Programa:
- apresentação do convênio CBCS e Eletrobras
- conceito e metodologia para auditorias energéticas
- análise crítica e registros
ATIVIDADES POSTERGADAS – Dia Mundial da Eficiência Energética
Dia Mundial da Eficiência Energética
O projeto Cidades Eficientes do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) que conta com o apoio do Instituto Clima e Sociedade iniciou em 2018 para apoio aos governos municipais para promoção de ações visando a redução de gases de efeito estufa por meio dos seus edifícios públicos.
Na segunda e atual fase do projeto foi decidido trabalhar de forma mais aprofundada em uma cidade, buscando resultados que pudessem ser escalados a outros municípios. A cidade de Florianópolis é o foco de estudo desta fase do programa, para o qual o município lançou o Programa Floripa Cidade Eficiente. As ações deste ano têm como objetivos: estruturação de elementos de governança e políticas públicas capazes de instituir rotinas sustentáveis para a mitigação das mudanças climáticas e resiliência das cidades. Nesse sentido, estão sendo propostas atividades em torno à comemoração do Dia Mundial da Eficiência Energética, 5 de março.
A Prefeitura de Florianópolis e o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável convidam a participar dos eventos em comemoração ao dia Mundial de Eficiência Energética onde serão compartilhados os avanços e propostas do Programa que está sendo implementado.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:
05/03 – Dia Mundial da Eficiência Energética – Gabinete do Prefeito
15:00 Abertura
15:10 Apresentação Projeto Cidades Eficientes – CBCS
15:25 Apresentação Projeto Floripa Cidade Eficiente
15:30 Participação da PMF no PEE da CELESC pela SME
15:45 Fala do prefeito em exercício João Batista Nunes
_____
05/03 – Início Gincana Energética SMDU/IPUF/FLORAM das 18:30 – 20:30
18:30 Planejamento
19:00 Início da Gincana
20:30 Término da 1a Etapa da Gincana
_____
06/03 – Continuação Gincana Energética SMDU/IPUF/FLORAM das 14:00 às 17:30
14:00 Planejamento do dia
14:15 Início da Gincana
16:30 Início das conclusões e recomendações
17:30 Final da Gincana
_____
12/03 – Início Gincana Energética Edifício Aldo Becker das 18:00 – 20:00
18:00 Planejamento
19:00 Início da Gincana
20:00 Término da 1a Etapa da Gincana
_____
13/03 – Continuação Gincana Energética Edifício Aldo Becker das 14:00 às 17:30
14:00 Início da Gincana
16:45 Início das conclusões e recomendações
17:30 Final da Gincana
_____
16/03 a 31/03 – Apresentação conclusões da Gincana Energética. Data e horário a confirmar
_____
18/03 – Treinamento Diagnóstico Energético. Hora: 13:00 às 19:00. Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico
_____
20/03 – Diagnóstico energético Edif. 2 (Educação – EB Herondina Zeferino Medeiros). Hora: 8:00 – 17:00
_____
30/03 – Diagnóstico energético Edif. 3 (Saúde – CS Saco dos Limões). Hora: 8:00 – 17:00
_____
08/04 – Diagnóstico energético Edif. 1 (Educação – NEIM Clair Gruber). Hora: 8:00 – 17:00
_____
20/04 – Diagnóstico energético Edif. 4 (Assistência social – Local a confirmar). Hora: 8:00 – 17:00
Divulgação: Programa João Pessoa Sustentável
A Prefeitura de João Pessoa e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, no âmbito do Programa João Pessoa Sustentável, estão lançando uma manifestação de interesse para elaboração de projetos para conjuntos habitacionais.
O BID convida empresas para apresentação de Manifestação de Interesse para desenvolvimento de projetos Executivos das unidades habitacionais, equipamentos de atividades econômicas e públicos e entorno a serem executados nos conjuntos habitacionais, considerando os critérios de sustentabilidade, para reassentamento das famílias residentes na área pertencente ao Complexo Beira Rio, no município de João Pessoa, Estado da Paraíba, República Federativa do Brasil.
Todos os projetos deverão ser elaborados levando em consideração todas as legislações urbanísticas vigentes, a sustentabilidade ambiental e seus condicionantes, contemplando os seguintes conceitos: (i) Sustentabilidade e poupança de recursos; (ii) Eficiência energética; (iii) Flexibilidade e modulação; (iv) Gênero; (v) Relação com o entorno; e (vi) Design. Para a execução dos serviços descritos fica estabelecida a duração estimada de 09 (nove) meses.
Os links abaixo apresentam um curto vídeo retratando as principais características deste trabalho:
- Vídeo em português: https://drive.google.com/open?id=1iXd5h-uD1BToiS7SisR4TIIoA1u_9DJa
- Vídeo com legendas em inglês: https://drive.google.com/open?id=112AWLR1sJvKsiY1SZ7qKl3y042ICl_iM
- Vídeo com legendas em espanhol: https://drive.google.com/open?id=1gFxguGUg2dUlSCcG2cfNGxMuc8yDyxcS
Segue o link com a publicação do Edital no Portal da Transparência de João Pessoa, para maiores informações: https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/licitacoes?id=4534.
Projeto Cidades Eficientes no Portal G1
O projeto Cidades Eficientes entrou em nova etapa na cidade de Florianópolis. A reportagem foi apresentada no Jornal do Almoço, da TV Globo, e está disponível para visualização no site do G1.
Projeto CIDADES EFICIENTES do CBCS com NOVAS AÇÕES
No dia 13 de novembro de 2019, foi assinado acordo entre o CBCS e a Prefeitura de Florianópolis para lançamento do programa “Floripa Cidade Eficiente”.
O acordo assinado pelo presidente do CBCS, Olavo Kucker Arantes junto com João Batista Nunes, prefeito em exercício de Florianópolis, trata-se da continuidade do projeto CIDADES EFICIENTES do CBCS, que iniciou em 2018, o qual tem o financiamento do Instituto Clima e Sociedade – iCS.
Em 2018, o projeto teve foco em ações de Eficiência energética, Uso racional de água, Geração distribuída e Mobilidade, relacionadas aos prédios públicos municipais. Primeiro por meio de um Diagnóstico dos municípios brasileiros e posteriormente na assessoria para três cidades piloto: Jaboatão dos Guararapes, Sorocaba e Florianópolis.
Neste ano, o projeto tem como foco a “Estruturação de elementos de governança e políticas públicas capazes de instituir rotinas sustentáveis para a mitigação das mudanças climáticas e resiliência das cidades”. Para tanto, vai ser desenvolvido junto a uma das cidades piloto: Florianópolis, de forma a promover ações que possam ser replicadas para outras cidades. O prazo para o projeto nesta etapa é até final de agosto de 2020.
Na prefeitura de Florianópolis, o projeto será coordenado por Piter Santana, da Superintendência de Assuntos Institucionais da Secretaria Municipal da Casa Civil, com a coordenação técnica da arquiteta Cibele Assmann, do IPUF, quem também fez a coordenação no ano 2018. O grupo de trabalho interno da prefeitura é ainda composto por dois servidores de cada secretaria.
O projeto Cidades Eficientes está ligado ao comitê de energia do CBCS, coordenado pelo professor Roberto Lamberts e fazem parte da equipe do projeto: eng. Clarice Degani (coordenadora executiva do CBCS), arq. Maria Andrea Triana (coordenadora técnica do projeto), Carolina Griggs (especialista em políticas públicas), eng. Matheus Giraldi (pesquisador) e arq. Viviane Yoshino (secretária executiva do CBCS).
Serão estruturadas ações em três temas principais: organização da gestão de consumo dos edifícios públicos municipais, capacitação dos servidores nas áreas do projeto e estruturação de princípios norteadores para políticas públicas na área de eficiência energética.
Para o CBCS, o projeto representa mais um passo na concretização de ações de sustentabilidade no ambiente construído.
fotos: Prefeitura Municipal de Florianópolis
Inscreva-se gratuitamente e participe online
- Qui, 13 Set 2018 às 14:00 – 15:00 BRT