A  Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso, no Rio de Janeiro, recebeu a Gincana Energética do Programa Cidades Eficiente realizada pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) no dia 27 de junho.O objetivo da iniciativa é  analisar cada ambiente da escola, verificar os sistemas existentes e as rotinas e comportamento dos usuários que influenciam o consumo de energia da escola para propor medidas de intervenção que sejam preferencialmente de baixo ou nenhum custo.

Participaram da ação a equipe técnica do CBCS; professores, funcionários e alunos da escola; equipe da Secretaria Municipal de Educação do Rio; representantes das prefeituras de Palmas (TO), Teresina (PI), Salvador (BA) e Rio do Sul (SC) que participam do workshop Mais Eficiência, Menos Consumo, em curso e liderado pelo CBCS, e representantes da ENBPar – empresa executora do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel/MME).

Os alunos participaram ativamente de todo o processo, integrando os grupos com técnicos e especialistas convidados no percurso pela escola, interagindo com estudantes, professores e funcionários para entender a dinâmica do dia a dia em cada ambiente e sua relação com os sistemas e equipamentos presentes. As percepções eram anotadas em um questionário digital, considerando a estrutura e o comportamento dos usuários.

“Percorremos os diferentes ambientes procurando as oportunidades de economia de energia e conversamos muito a respeito das possibilidades de melhoria. Os alunos absorvem esse conhecimento com muita facilidade e se tornam multiplicadores, na escola e em suas casas, da importância de analisar os espaços e de rever comportamentos em favor do menor consumo e de uma maior eficiência energética”, ressalta a arquiteta María Andrea Triana, pesquisadora doutora na área de eficiência energética em edificações, coordenadora técnica do Programa Cidades Eficientes.

Adesivos com recomendações sobre uso de ar-condicionado e acionamento das lâmpadas, entre outros, foram fixados a partir do entendimento do impacto no consumo de energia de cada tipo de ambiente. Um relatório será produzido e entregue para a Prefeitura e Diretoria da escola com sugestões de medidas de eficiência energética, detalhando-as de forma quantitativa: quanto custam e quanto representam em economia de energia.

A iniciativa também faz parte das ações planejadas para a quinta fase de operação do Cidades Eficientes, criado em 2018 com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS). Para 2024, o objetivo é escalar nacionalmente as estratégias para gestão do consumo de energia e água pelas edificações públicas municipais, dar continuidade nos programas desenvolvidos com as prefeituras de Florianópolis e do Rio de Janeiro, promover as compras de baixo carbono em edificações públicas e divulgar amplamente os resultados já alcançados na promoção da eficiência energética e conservação de água nas edificações.

 

Fotos: Allan Vilela / Prefeitura do Rio

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *