Município atendido pelo Programa Cidades Eficientes do CBCS, Florianópolis ganhou destaque em prêmio importante da América Latina voltado para o incentivo de iniciativas de cidades inteligentes. O projeto Floripa Cidade Eficiente ficou entre os três melhores na categoria Desenvolvimento Urbano Sustentável e Mobilidade do LATAM Smart City Awards. O resultado da premiação foi anunciado no dia 10 de julho, na Cidade do México, durante o Smart City Expo World Congress.

O projeto teve origem na implementação do Programa Cidades Eficientes, desenvolvido pelo CBCS com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS). O convênio firmado entre o CBCS e a Prefeitura, vigente entre novembro de 2019 e junho de 2021, teve, como resultados, a gestão centralizada do consumo de energia elétrica e água dos 378 edifícios públicos municipais; capacitação de mais de 60 servidores na área de eficiência energética das edificações; e a elaboração de três novas políticas públicas voltadas para a eficiência energética de edifícios.

“Essa conquista é fruto de um trabalho conjunto da Prefeitura de Florianópolis, do Conselho Brasileiro da Construção Sustentável e do Instituto Clima e Sociedade. O reconhecimento internacional nos deixa mais motivados a continuar trabalhando por uma Florianópolis mais sustentável, na busca da mitigação dos gases de efeito estufa e das mudanças climáticas, alinhados às iniciativas mais inovadoras que estão acontecendo no resto do mundo”, afirma a arquiteta Cibele Assmann, chefe do departamento de tecnologias urbanas da diretoria de inovação da Secretaria Municipal de Planejamento e Inteligência Urbana de Florianópolis, e coordenadora técnica do projeto Floripa Cidade Eficiente. Segundo ela, o programa Cidades Eficientes, do CBCS, serviu de base para a estruturação interna da prefeitura e, na reforma administrativa ocorrida no início de 2023, foi criada uma área específica para tratar de cidades inteligentes e sustentáveis.

 

Foto: Ponte Hercílio Luz, cartão-postal da cidade de Florianópolis
(Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM)